Pesquisa canadense mostra que o consumo de carne não aumenta os níveis de colesterol
7 de junho de 2001
Especialista considera aftosa sob controle no RS
11 de junho de 2001

Sobe para 18 o número de focos de aftosa no RS

Dois novos focos de febre aftosa foram identificados em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, fazendo subir para 18 o total de focos em todo o Estado. A região já vacinou praticamente todo o rebanho, mas é possível que ainda surjam animais doentes nas propriedades limítrofes, segundo informou um técnico da Secretaria da Agricultura.

Um animal já foi sacrificado e incinerado ontem, junto com outros 28. Todos ficam no corredor do Senandes, uma estrada vicinal de ligação entre propriedades. O outro foco fica um pouco mais afastado – são duas vacas, uma novilha e um bezerro, no corredor do Bolacha.

As dificuldades da operação em Rio Grande estão relacionadas aos cuidados exigidos pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), para que os lençóis freáticos não sofram danos. Em Alegrete, pela manhã de ontem, foram sacrificados 16 bovinos e nove ovinos. O proprietário da estância Menino Deus, também em Alegrete, resiste em entregar os 178 animais antes de ter em mãos a garantia do pagamento da indenização. Em Quarai, na fronteira com o Uruguai, a chuva atrapalha as operações de incineração de 227 animais.

fonte: Gazeta Mercantil (por Luiz Guimarães, com colaboração de Ayr Aliski), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress