Alta do dólar amplia lucro de frigoríficos exportadores
19 de julho de 2001
Ministério libera importação de sêmen de países com registros de ‘vaca louca’
19 de julho de 2001

Todo o rebanho gaúcho está imunizado contra aftosa

Todo o rebanho gaúcho estará imunizado contra a febre aftosa, inclusive com a segunda dose da vacina, até o final do dia de hoje. O último levantamento, encerrado na segunda-feira, mostrou que 92,4% do rebanho – 579 mil cabeças – estava vacinado.

O Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Estado estão discutindo amplamente questões referentes à abertura dos corredores sanitários, por Santa Catarina, para escoar a produção gaúcha, além das questões referentes à realização da Expointer (Exposição Internacional de Animais), marcada para o fim de agosto, sem restrições ao trânsito dos animais.

Existe ainda uma questão pendente, referente à metodologia usada pela secretaria para selecionar os animais contato, os quais deverão ser submetidos ao abate sanitário acompanhado nos frigoríficos – que inclui o aproveitamento da carne, com exceção das vísceras, ossos e couro. Os técnicos da secretaria apontaram a necessidade de abate de 2251 cabeças. O Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria elaborou então uma proposta alternativa para esses abates, a qual será apresentada à cadeia produtiva e industrial da carne na terça-feira, para então ser divulgada publicamente.

O secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, não teme que a questão coloque em risco a realização da Expointer, que até ontem já tinha quase 600 animais inscritos.

fonte: Gazeta Mercantil (por Luiz Guimarães), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.