Todo o rebanho gaúcho estará imunizado contra a febre aftosa, inclusive com a segunda dose da vacina, até o final do dia de hoje. O último levantamento, encerrado na segunda-feira, mostrou que 92,4% do rebanho – 579 mil cabeças – estava vacinado.
O Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Estado estão discutindo amplamente questões referentes à abertura dos corredores sanitários, por Santa Catarina, para escoar a produção gaúcha, além das questões referentes à realização da Expointer (Exposição Internacional de Animais), marcada para o fim de agosto, sem restrições ao trânsito dos animais.
Existe ainda uma questão pendente, referente à metodologia usada pela secretaria para selecionar os animais contato, os quais deverão ser submetidos ao abate sanitário acompanhado nos frigoríficos – que inclui o aproveitamento da carne, com exceção das vísceras, ossos e couro. Os técnicos da secretaria apontaram a necessidade de abate de 2251 cabeças. O Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria elaborou então uma proposta alternativa para esses abates, a qual será apresentada à cadeia produtiva e industrial da carne na terça-feira, para então ser divulgada publicamente.
O secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, não teme que a questão coloque em risco a realização da Expointer, que até ontem já tinha quase 600 animais inscritos.
fonte: Gazeta Mercantil (por Luiz Guimarães), adaptado por Equipe BeefPoint