Pesquisa canadense mostra que o consumo de carne não aumenta os níveis de colesterol
7 de junho de 2001
Especialista considera aftosa sob controle no RS
11 de junho de 2001

Austrália vacina rebanho para reduzir emissão de metano

Produtores rurais australianos estão cadastrando seus milhares de bovinos e ovinos para um programa de vacinação que pode reduzir em quase 20% a emissão de gás metano pelos animais. Segundo o centro de pesquisas CSIRO Livestock Industries, isso equivale a uma redução de cerca de 300 mil toneladas de dióxido de carbono.

Até agora, os produtores já registraram mais de 653 mil ovinos e 410 mil bovinos para participarem do programa proposto. “Nossa meta é vacinar 1 milhão de bovinos e 2 milhões de ovinos a cada ano, de 2005 a 2012”, disse Rob Kelly, do CSIRO.

Como funciona a vacina

A vacina inibe o crescimento de microrganismos que habitam o rúmen dos animais e produzem o metano, através da quebra de substâncias ingeridas pelos animais.

Além da redução do metano, os cientistas do CSIRO disseram que a vacinação pode proporcionar outros benefícios. “Nossa expectativa é que os animais apresentem um modesto ganho de peso, melhorando dessa forma, sua produtividade. Em ovinos, pode também ocorrer uma melhoria na produção de lã, uma vez que o metano é um gás produzido a partir da alimentação, mas desperdiçado pelo animal. A redução na produção do metano poderá fazer com que mais nutrientes fiquem disponíveis para o animal”, disse Kelly.

Alerta sobre o aquecimento global

Um grupo de cientistas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos divulgaram em um relatório que o aquecimento da atmosfera terrestre está ficando cada vez pior. O presidente George W. Bush enfrenta forte pressão internacional para rever sua política ambiental com relação a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Bush viaja na próxima semana para a Europa, onde os EUA são vistos como principal responsável pelo aquecimento da Terra.

fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), e O Estado de S. Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress