Maior produtor mundial de suínos ingressa no mercado de carne bovina
10 de maio de 2001
RS confirma novo foco de aftosa
10 de maio de 2001

Pratini afirma que tentará evitar isolamento do Sul

Foto

O Fórum Nacional de Secretários de Agricultura (FNSA) reuniu hoje pela manhã, em caráter de emergência, os secretários de Agricultura do País, o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, e o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira. O cumprimento das metas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa foi o tema principal da reunião. Os secretários também discutiram os impactos do foco do Rio Grande do Sul nos demais estados.

O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse que fará o possível para evitar o isolamento do Rio Grande do Sul e que protegerá o rebanho brasileiro, a fim de minimizar os estragos no mercado internacional causados por notícias de focos de febre aftosa no país. Em entrevista coletiva, o ministro informou que Inglaterra, Rússia, Chile, Israel e Arábia Saudita já suspenderam as importações da carne bovina brasileira.

Segundo o deputado Odacir Zonta, presidente do Fórum e secretário de Agricultura de Santa Catarina, é de extrema urgência a tomada de decisão para a manutenção das conquistas do Programa de Erradicação da Febre Aftosa. Durante a reunião também foram colhidas sugestões para modificações do Código Zoosanitário Internacional, a serem apresentadas na assembléia da Organização Internacional de Epizootias.

fonte: Agência Brasil, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.