A rede americana de fast-food McDonald’s anunciou lucros menores que os previstos para seu quarto trimestre fiscal (encerrado em 31 de dezembro) e demonstrou pessimismo em relação aos resultados do atual trimestre principalmente em razão da disseminação da doença da vaca louca na Europa, segundo reportagem publicada hoje no valor online.
O lucro líquido da cadeia totalizou US$ 452 milhões entre outubro e dezembro de 2000, 7% menos que no mesmo intervalo do ano anterior. As vendas da empresa, em contrapartida, cresceram 6%, para US$ 3,58 bilhões.
“Estamos preocupados com os efeitos da doença em nossas operações européias no resultado do atual trimestre”, admitiu Jack Greenberg, “chairman” e CEO do McDonald’s. O primeiro caso da vaca louca na Itália foi diagnosticado em um frigorífico que abastece a rede no país e em outros mercados europeus.
Outra suspeita do mal em território italiano foi identificado ontem por um laboratório de Pádua em uma vaca de quatro anos de idade. O diagnóstico definitivo depende de uma outra análise a ser realizada em Turim.
fonte: Valor Online