Ronaldo Rodrigues da Cunha é agropecuarista e diretor da Agropecuária Rodrigues da Cunha, em Mirassol D'Oeste- MT. Através de estudos e pesquisas, Ronaldo percebeu as vantagens da integração lavoura-pecuária e começou a utilizá-la.
A notícia foi tomada com cautela pelos industriais. O gerente geral do frigorífico Tacuarembó/Marfrig, Marcelo Secco, disse que, embora isso seja bom, resta esperar o comunicado oficial e ver se os negócios serão atrativos e se vão se concretizar.
Em breve, a Austrália provavelmente terá que tomar algumas difíceis decisões sobre se apoia a adoção do uso da ferramenta de produtividade para promoção do crescimento, os beta-agonistas, dentro da indústria de carne bovina. Isso tem potencial para se tornar um dos debates mais vigorosos e controversos vistos na indústria de carne bovina australiana em anos.
A indústria brasileira de rações passa por um momento delicado. Afetada fortemente pelos preços altos do milho e do farelo de soja, que chegaram a custar o dobro em meados do ano passado, somados à desvalorização rápida do real e à retração da demanda industrial, o setor está diante de um cenário preocupante.
Indicador do boi gordo à vista registrou valorização de 0,06%, cotado a R$102,87/@. Bezerro teve desvalorização de 0,38%, cotado a R$809,22/cabeça. O dólar teve leve desvalorização de 0,01% e foi cotado a R$2,27.
O Rabobank mantém a visão de que as ofertas globais de carne bovina se manterão próximas aos níveis de 2012, com uma tendência em direção a um pequeno aumento, direcionado pelo Hemisfério Sul – liderado principalmente por Brasil, Austrália, Argentina, Uruguai e Nova Zelândia -, junto com uma contínua liquidação na oferta de carne bovina dos Estados Unidos considerando a liquidação do rebanho bovino induzido pela seca.
Mateus Arantes é engenheiro agrônomo (Esalq/USP) e CEO da Fazenda São Mateus, em Três Lagoas - MS, onde conduz projeto de Integração Lavoura & Pecuária em áreas de risco climático e solos pobres, com plantio direto de soja, milho safrinha e pastagens.
A campanha de mídia e marketing do frigorífico JBS, ora em exibição na mídia, olha apenas para os interesses comerciais da empresa, apresentando mensagens equivocadas e que prejudicam os mais de 200 frigoríficos em todo o país que também trabalham sob o regime do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, durante reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Frigoríficos, manifestou sua preocupação com a campanha de marketing que o JBS Friboi colocou nos meios de comunicação por entender que a referida campanha representa uma ameaça ao equilíbrio do mercado de carne bovina no Brasil ao divulgar que sua marca é a única com atributos de qualidade.