6 de junho de 2011

Desafio: não vamos mais falar de UA/ha

Mas é muito mais difícil saber qual a receita líquida (RL) por ha. E isso é o mais importante. Pouco importa qual a lotação da sua fazenda, se você não tem uma receita líquida alta. O desafio do benchmarking é mudar a conversa, mudar o discurso, de quem fala do tempo, do preço e da lotação, mas não fala do mais importante: a receita líquida por ha. Na apresentação dos resultados se falou muito mais de receita líquida do que de qualquer outro indicador.
25 de maio de 2011

Tipificação de carcaças, carne de qualidade e comercialização de gado para abate

O futuro da pecuária de corte passa pela qualidade de carne. Frango e peixe vão ser mais baratos que carne bovina daqui em diante. Logo, o consumo acontece pela preferência das pessoas: sabor, textura, tradição e cultura. Podemos ganhar a briga do sabor, não a do menor custo. A pecuária já evoluiu muito nos últimos anos, mas vai ser preciso ir mais adiante, de forma mais integrada. Produtividade, sustentabilidade, lucratividade e qualidade estão todos interelacionados. Precisamos avançar mais, fazer com que a realidade das melhores fazendas se espalhe pelo Brasil.
29 de abril de 2011

Analisando o JBS Day com investidores

Participei há alguns dias de um evento do JBS de relacionamento com investidores em São Paulo, SP. A empresa reuniu numa manhã seus principais diretores, de unidades de todo o mundo, para apresentar sua estratégia, números e responder a perguntas dos presentes. Todo o alto escalão da empresa no mundo estava presente e isso impressiona positivamente. Apresento aqui minha análise do que ouvi e minhas percepções sobre o mercado e a empresa.
28 de janeiro de 2011

Qual a melhor forma de vender carne no momento atual de mercado

Carne bovina é vista pelos consumidores como um produto especial. Churrasco é ainda mais especial. Em momentos especiais de nossas vidas, pedimos um bom pedaço de carne para comemorar. Nenhuma outra proteína animal é tão escolhida para momentos marcantes. Há uma relação muito forte, já estabelecida em muitos lugares do mundo, entre carne bovina e ocasiões comemorativas. Essa é uma das maiores forças da carne, e pode (precisa) ser mais explorada.
26 de novembro de 2010

Porque o boi subiu tanto e o que esperar pela frente?

Essa semana fiz uma apresentação para uma série de analistas de investimentos em São Paulo, a convite do Citibank. A principal pergunta foi: porque o boi subiu tanto? Esse artigo é uma reflexão sobre os pontos apresentados e uma busca por entender o que pode acontecer daqui em diante. O mercado do boi gordo é influenciado por uma série de fatores que interligados formam o preço do boi. Vou tentar listar e avaliar cada um deles.
28 de outubro de 2010

A carne brasileira está cara “demais” no mercado internacional?

O preço do boi gordo brasileiro ultrapassou os US$60/@, três vezes o que era considerado o preço histórico brasileiro, pelo menos até 2005. Exportadores e traders estão preocupados com o alto preço do produto brasileiro e com a perda de competitividade da carne brasileira no exterior. Será que isso deve ser uma preocupação do produtor, dos frigoríficos e da cadeia produtiva como um todo?
11 de outubro de 2010

Situação atual da Abiec: uma análise preliminar

A Abiec está entrando em uma nova fase, com a mudança na diretoria na semana passada. JBS Friboi volta a entidade e Antonio Camardelli se torna o novo presidente da associação. Na mesma semana, Otávio Cançado, diretor executivo e que atuava interinamente como presidente, deixa a entidade. O que podemos esperar desse novo momento? Esse artigo é uma tentativa de analisar a situação atual da entidade. As tendências para os próximos anos são muito promissoras para o Brasil. Ainda há muito o que ser feito no mercado exportador. Acredito que a Abiec pode (e deve) ter um papel decisivo nessa evolução.
30 de setembro de 2010

Reflexões da Expointer 2010 – Luxos campeiros

Estive na Expointer 2010 e a própria feira foi uma reflexão do momento que passamos na pecuária. Passei três dias muito proveitosos por lá. Muitos contatos, negócios, além do reencontro com amigos do setor. A feira parece ter sido um sucesso para muitos. O ânimo dos pecuaristas é bom e o mercado está aquecido. No entanto, a Expointer é bem sucedida por ser mais do que apenas negócios. Os dias por lá foram muito agradáveis. A feira em Esteio respira cultura, tradição, emoção. No mesmo ambiente que as pessoas fazem negócios, você pode desfrutar de uma ótima carne, acompanhada de um bom vinho. Você pode fazer um tour pelas marcas de carne de Angus, Hereford, Brangus, entre outras. Há o restaurante do cavalo crioulo e lojas tradicionais com roupas e acessórios. Não é artificial, nem um museu, mas algo vivo, e bem real. Numa dessas lojas, encontrei a explicação do porque me senti tão bem em Esteio. O slogan da loja era "lujos camperos", em espanhol algo como luxos campeiros ou luxos rurais
29 de julho de 2010

Será que devemos mesmo responder a Irlanda?

Sugiro que nossas próximas comunicações sobre a carne brasileira não citem a Irlanda. Não citem ninguém. Não se constrói uma liderança, uma reputação respondendo a ataques. Precisamos mostrar ativamente o que temos de bom, de forma transparente e apresentando ano a ano nossa evolução. Podemos criar um programa de apresentação de resultados, boas práticas e casos de sucesso, de forma estruturada que a cada mês teremos uma posição mais fortalecida. Além de aumentar nossa reputação fora do Brasil, ter um programa transparente de apresentação de resultados vai reforçar nossa vontade e energia em fazer bem feito. Vamos comemorar com mais intensidade cada conquista e criar a alavanca para melhorar mais rápido e manter o conquistado.
27 de julho de 2010

Aumentar a proximidade na pecuária de corte vai ser fundamental

No final do workshop BeefPoint sobre mercado do boi, realizado em maio, um dos participantes veio me falar sobre a palestra do JBS-Friboi. O comentário que esse participante me fez foi muito interessante. Ele disse: "Nós (produtores) criticamos, brigamos e nos colocamos contra o Friboi em muitas e muitas situações. Temos eles como nossos inimigos. Na maior parte do tempo estamos contra eles. E é incrível ver tudo isso que eles estão fazendo. Há muita coisa boa. Há muita coisa que eles fazem que precisamos aplaudir. Eles estão trabalhando (e muito) para vender melhor a nossa carne". Essa necessidade de melhorar e ao mesmo tempo mostrar que melhoramos será mais rapidamente alcançada se a troca de informações, se a proximidade e o contato entre produtor e indústria aumentarem. Que esse comentário sirva de reforço de que já existe muita coisa boa sendo feita, precisa ser melhor contada aos envolvidos na produção de carne bovina no Brasil.
25 de maio de 2010

Visão de futuro, oportunidades e dificuldades das associações de pecuaristas

Na sexta-feira, 21 de maio, fiz a palestra de abertura do Workshop BeefPoint Associações de Pecuaristas, que contou com a participação e apoio de diversas associações brasileiras. Foi um evento inédito e que vai entrar para a história como a primeira vez que esse grupo de associações se reuniu e iniciou uma troca de experiências e aprendizados. Surgiu inclusive a ideia de termos reuniões mais frequentes para aprofundar esse aprendizado mútuo. Na minha apresentação, abordei quais são as oportunidades e desafios das associações no Brasil e também qual minha visão de futuro.
23 de abril de 2010

Quem tem medo das vans do JBS?

O JBS Friboi começa a expandir sua estratégia de venda porta a porta, com entrega em casa dos produtos. A principal reclamação é dos pequenos varejistas que se vêem ameaçados com essa nova investida. Precisamos analisar melhor essa questão, suas possíveis motivações e impactos. O JBS está inovando. Traz um conceito e formato que muitos apostam que é inviável. Ganha desafetos por causa disso. Pode errar, mas toda inovação envolve risco. Mas essa situação isolada não se mostra nem um pouco prejudicial ao pecuarista, muito pelo contrário. Essa inovação pode nos ajudar a uma reflexão que precisamos de forma urgente.