3 de abril de 2009

A crise da carne é de preço, liquidez e confiança, mas a demanda existe

As tendências econômicas influenciam de forma marcante o perfil do consumidor. Manter o consumo, o monitoramento sociológico e cultural para desenvolver conhecimentos, traçar perfis, definir novos conceitos, criar vantagens competitivas e, sobretudo, antecipar tendências para o posicionamento do Brasil nestes momentos de crise é fundamental.
31 de março de 2009

Com as chaves de Ouro nas mãos

Parece-me que estamos sentados em cima de uma mina de ouro sem ter noção disto. Somos abençoados, mas a gente faz questão de pegar a maldição cada vez que podemos, porque está moda reclamar sem fazer nada efetivo para mudar as coisas. As chaves de Ouro estão nas nossas mãos, então vamos usá-las e abrir o mundo fantástico que deve ser a cadeia de carne bovina brasileira, que não devia ter sequer um concorrente à altura.
25 de março de 2009

Boi – o custo dos equívocos

A crise global chegou com os efeitos de redução de liquidez financeira e ajustes nos mercados consumidores. Certamente é preciso reforçar linhas de crédito e maior apoio do governo. Não podemos, porém, continuar ignorando que a perda do nosso maior cliente, a União Europeia, tem efeitos igualmente importantes e que o sistema de rastreabilidade individual de bovinos pode, hoje, não ser a vergonha que era em 2007, porém, não tem a eficiência que atenda às necessidades do mercado, situação inaceitável neste momento de crise.
17 de março de 2009

Ajuda a frigoríficos: erro monumental

Fiquei, como todos os que conhecem o mercado da carne e a história dos frigoríficos brasileiros, estarrecido com a notícia repercutida pelo BeefPoint sob o título "Governo estrutura ajuda a frigoríficos". Absurdo dos absurdos, uma vez que, essas mesmas grandes empresas frigoríficas, que com o farto dinheiro disponível no mercado internacional e também do BNDES, transformaram a atividade de produção industrial em atividade financeira.
3 de março de 2009

Carne não dá lucro

Carne não dá lucro para os matadouros; negociações sólidas é que são lucrativas em qualquer setor econômico; matar boi é coisa para, onde possível, ser terceirizada. Os empreendimentos devem ser sustentáveis, ambiental e socialmente corretos, devem crescer devagar e não depender de bancos jamais.
27 de fevereiro de 2009

Eu tive um sonho: preservação e produção

Precisamos não permitir que nossos radicalismos criem feridas incuráveis. Muitas vezes, precisamos elevar-nos às majestosas alturas do encontro da força física com a força da alma; e a maravilhosa e nova combatividade que engolfou a comunidade produtora não deve levar-nos à desconfiança de todos os ambientalistas. Isto porque nossos irmãos ambientalistas devem compreender que seu destino está ligado ao nosso destino. Não podemos caminhar sozinhos. E quando caminhamos, precisamos assumir o compromisso de que sempre iremos adiante. Não podemos voltar.
20 de fevereiro de 2009

Iluminando a sombra da pecuária

A Física diz que "toda luz projeta uma sombra." O objetivo deste artigo é contribuir para uma discussão mais iluminada da importante questão para o futuro da atividade pecuária, em especial a brasileira e sul americana, para a nutrição de um planeta com mais de um bilhão de pessoas famintas ou desnutridas e para assegurar melhores condições ambientais no âmbito da sustentabilidade. A questão refere-se à pecuária e sua relação com os gases responsáveis pelo efeito estufa (GEE em português ou GHG em inglês) que tem sido alvo de freqüentes comentários negativos que podem causar interpretações errôneas em grandes faixas da população! A retenção do CO2 pelas pastagens, entretanto pode variar de 0,78 a 1,772 Mg segundo seja ela devastada ou bem manejada, o que resulta em balanços de CO2 negativo em 0,40 Mg nas condições de pastagens ruins ou positivo de 0,49 para pastagens em boas condições.
17 de fevereiro de 2009

Rastreabilidade: O Brasil e seus concorrentes do Cone Sul

No mercado internacional da carne bovina, a exclusão ou embargo a um dos fornecedores, como é o caso do Brasil, produz movimentações em toda a cadeia do negócio. O Brasil está esperando a resposta da auditoria da União Européia sobre os novos rumos do SISBOV. Nossos maiores consumidores até 2007 continuarão fazendo exigências de equivalência de processos de rastreabilidade da carne bovina brasileira para importar novamente. Temos necessidade de reavaliar o que temos feito e se o grau de complexidade imposto aos produtores não está sendo um novo fator complicador do SISBOV.
11 de fevereiro de 2009

British Livestock Genetics Export Workshop 2009: Brasil, uma Terra de Oportunidades

No dia 19 de Janeiro, ocorreu na cidade de Telford, Inglaterra, o Export Workshop 2009, promovido pelo British Livestock Genetics Consortium (BLG). O BLG é um consórcio pan-industrial que visa auxiliar no desenvolvimento e manutenção de negócios de longo prazo, gerados a partir das exportações do gado e genética britância. O consórcio tem ainda como objetivo criar uma imagem positiva e favorável no mercado internacional, promovendo o Reino Unido como forncedor de genética de alta qualidade. Neste ano, além de destacar uma nova parceria entre o BLG e o DEFRA (Departamento para o Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais) que permitirá melhorias no processo de certificação para a exportação, o Workshop teve como foco o Brasil, considerado "uma terra de oportunidades" pelos britânicos.
5 de fevereiro de 2009

A força de uma marca

Quase em todos os casos a força das marcas foi criada pela qualidade dos produtos, a conduta das empresas fabricantes e um bom marketing como está acontecendo atualmente com a Sadia, Perdigão e outros que conseguiram que o próprio nome seja reconhecido pelo consumidor como marca de qualidade para vários produtos que produzem. Até hoje não estou entendendo a enorme nivelação por baixo que está havendo com as embalagens e o marketing dos produtos produzidos pelos frigoríficos no mercado interno. Porque será que isto está acontecendo; será porque não tem um produto e uma marca digna de receber estes investimentos, ou ainda pior, o mercado interno simplesmente não precisa e não merece isto?
21 de janeiro de 2009

O questionamento judicial do Funrural e suas conseqüências

Tradicionalmente, o mercado de boi sempre foi marcado por uma luta de Davi contra Golias. Os fazendeiros que criam gado são muitos e diluídos, enquanto os frigoríficos são poucos e organizados. É um mercado que já sofreu muito com a informalidade e somente há pouco tempo passou a se profissionalizar. Não é por outro motivo que muitas vezes surgiram denúncias de formação de cartel no preço da carne, ocorreram operações policiais no setor e surgiram informações de produtores que ficaram sem receber.