1 de setembro de 2009

Famato: não aceitaremos estrangeiros ditando regras

Durante o Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária na Amazônia, o diretor-secretário da Famato, Valdir Correa da Silva disse: "A Amazônia é nossa, a floresta é do Brasil, e quem mais sabe cuidar do meio ambiente somos nós. Não podemos aceitar que ONGs e empresas estrangeiras ditem as regras, afinal não é o nosso país que mais polui no mundo, pelo contrário, temos ativos ambientais de sobra".
1 de setembro de 2009

Minerva tem aumento de seu capital social

O Minerva S.A. (BOVESPA: BEEF3; Bloomberg: BEEF3.BZ; Reuters: BEEF3.SA), um dos líderes no Brasil na produção e comercialização de carne bovina, couros e exportação de boi vivo, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que seu Conselho de Administração aprovou, em 31 de agosto de 2009, a realização de aumento de seu capital social, atualmente de R$ 88.728.486,89 para até R$ 247.728.486,89.
31 de agosto de 2009

EUA: aliança busca trocar de experiências em bem-estar

Uma coalizão de especialistas em bem-estar animal de universidades e grupos industriais da América do Norte formou a North American Food Animal Well-being Commission for Beef (NAFAWC-Beef). O grupo de 21 membros planeja promover esforços de pesquisa focados em bem-estar animal e regularmente comunicar e atualizar as descobertas rapidamente.
31 de agosto de 2009

MT: Acrimat divulga estudo sobre a evolução da pecuária

O estado conta com mais de 115 mil propriedades rurais voltadas para a pecuária, 26 milhões de cabeça de gado, sendo 98% gado de corte, e é responsável pela geração de 40 mil empregos diretos. A evolução do setor pecuário para se chegar a esses números também surpreende, principalmente quando se leva em conta que 64% do território estão preservados com área de remanescente florestal, unidades de conservação e terra indígena. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizou uma pesquisa para mapear os números da evolução do setor no período de 1996 a 2008.
31 de agosto de 2009

BRF: fusão entre as empresas abre espaço para rivais

A fusão entre Perdigão e Sadia, anunciada em maio, acendeu o sinal de alerta entre os supermercados. Afinal, em alguns segmentos, as duas empresas chegam a deter mais de 70% do mercado. Para não ficarem tão dependentes de um só grande fornecedor, supermercados começam a estimular empresas de alimentos a entrarem nas áreas ocupadas pela BRF - Brasil Foods. Grupos como Bertin e Marfrig aceleram os planos.
31 de agosto de 2009

Marfrig paralisa operações em planta do Uruguai

O Grupo Marfrig interrompeu ontem a produção de carne processada na fábrica uruguaia de Fray Bentos. A fábrica empregava 124 pessoas e foi arrendada em agosto do ano passado. De acordo com a imprensa uruguaia, o gerente geral da fábrica, Julio Bonizi, declarou à rádio local FM Visión que a decisão de interromper a produção está relacionada ao não cumprimento, por parte do governo local, de uma promessa de desoneração das exportações. Procurado, o Marfrig informou apenas que houve uma "suspensão temporária por causa da necessidade de se fazer ajustes para a produção de embalagens de lata". A empresa não soube informar quando as atividades seriam retomadas.
31 de agosto de 2009

RS: árabes podem investir em construção de frigorífico

O município gaúcho de Canoas poderá abrir um frigorífico para abate e produção de carnes bovinas com capital dos Emirados Árabes Unidos. O presidente do banco islâmico Makaseb, Ahmed El Helw, do país árabe, esteve na cidade na última semana e conversou sobre essa possibilidade com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Francisco Valmor Avila. A intenção é produzir carnes no município para exportar ao mercado dos Emirados.
31 de agosto de 2009

Produtor pressiona tentando adiar mudança nos índices

Após muita polêmica e discussão, essa semana deve ser decisiva para o futuro dos índices de produtividade, sem revisão desde 1980. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pedirá ao presidente Lula a prorrogação da publicação da portaria, já assinada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
31 de agosto de 2009

Indicador fecha a semana em baixa cotado a R$ 77,67

Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista teve retração de R$ 0,37, sendo cotado a R$ 76,55/@. O indicador a prazo foi cotado a R$ 77,67/@, com desvalorização de R$ 0,49, na semana a variação acumulada foi de -0,64%. A leve valorização no preço da carne vendida no atacado, somada ao recuo do indicador de boi gordo, proporcionou uma nova queda no spread (diferença) entre indicador e equivalente, que está em R$ 1,96/@.
31 de agosto de 2009

Paraguai: abates para exportação devem chegar a 1 mi

O presidente da Comissão de Carne da Associação Rural do Paraguai (ARP), Carlos Pereira, explicou que os níveis de abates de gado para exportação estarão novamente esse ano próximo a 1 milhão de cabeças. Em 2008, o Paraguai abateu um total de 1.022.911 cabeças para exportação e 306.471 cabeças para consumo interno.
28 de agosto de 2009

Austrália: receita com exportação cresce 15% em 08/09

O valor das exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália no ano fiscal excedeu a marca de A$ 5 bilhões (US$ 4,16 bilhões) pela primeira vez. As receitas com exportações em 2008-09 aumentaram em 15% com relação ao ano anterior, para A$ 5,06 bilhões (US$ 4,21 bilhões), ultrapassando o recorde anterior de A$ 4,9 bilhões (US$ 4,08 bilhões) de 2006-07, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics e Global Trade Atlas. Durante o mesmo período, o volume de exportações aumentou em 4%, para um total de 967.729 toneladas.
28 de agosto de 2009

Uruguai: Marfrig busca mercado diferenciado nos EUA

Buscando novos nichos de mercado, o grupo Tacuarembó/Marfrig do Uruguai está exportando, aos Estados Unidos, Bresaola Bernina, um produto que nasceu na Europa como forma de preservar a carne. A produção desse produto, com sabor tipicamente italiano, começou em 2003 com a ajuda de um especialista italiano que trabalhou junto a operários e técnicos nacionais em sua elaboração. "85% da carne que o Uruguai vende é produto congelado com destino à indústria. O êxito de nossa Bresaola mostra que é possível avançar na cadeia de alto valor", disse o gerente de marketing do grupo, César Miranda.