18 de dezembro de 2009

Indicador registra nova alta e é cotado a R$ 75,79/@

Nesta quinta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 74,75/@, com valorização de R$ 0,40. O indicador a prazo registrou alta de R$ 0,20, sendo cotado a R$ 75,79/@.
18 de dezembro de 2009

Salário mínimo terá reajustes anuais até 2023

O governo definiu que o reajuste do salário mínimo até 2023 será calculado pela inflação do último período, mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. O crescimento do PIB representa o ganho real (acima da inflação) que o salário mínimo irá ter.
18 de dezembro de 2009

Lei da Ater é aprovada no Senado

O Projeto de Lei 5665/09, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar (Pnater) foi aprovado no Senado. A medida ainda cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). Agora, depende da sanção do presidente Lula que, de acordo com o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, deverá sair na próxima semana.
18 de dezembro de 2009

Mercados Futuros – 17/12/09

Movimentações da Bolsa de Mercados Futuros, informações Esalq/BM&F, elaboração BeefPoint.
18 de dezembro de 2009

Marfrig aposta em aumento do uso da capacidade

A Marfrig S.A. estima que conseguirá aumentar do uso de sua capacidade instalada para bovinos no Brasil dos atuais 55% para entre 60% e 70% até o final do ano que vem. A afirmação foi dada nesta quinta-feira (17) por Ricardo Florence dos Santos, diretor de Planejamento e de Relações com Investidores.
18 de dezembro de 2009

Mercado interno deve continuar aquecido em 2010

Se fosse para resumir 2009 para o setor de carnes, duas palavras diriam bastante: mercado doméstico e consolidação. No ano em que a crise financeira internacional fez secar a demanda de países importadores e precipitou fusões e aquisições no setor, o consumo de carnes pelos brasileiros cresceu.
18 de dezembro de 2009

Austrália lança “ChristmaSteak” para promover carne para o Natal no Japão

A época de Natal é um período de pico para o consumo de carnes no Japão, à medida que as famílias e as empresas celebram o fim do ano com refeições típicas japonesas, como sukiyaki, nabe e outros pratos, além de refeições no estilo ocidental. Para aumentar as vendas de carne bovina australiana, particularmente de cortes de steaks (bife), por sua demanda ter caído bastante devido à crise econômica do Japão, o Meat and Livestock Australia (MLA) lançou uma promoção estacional visando consumidores varejistas durante os períodos festivos.
18 de dezembro de 2009

JBS deve continuar expansão através de aquisições

A JBS pretende dar andamento ao seu projeto de expansão. O grupo disse que pode buscar aquisições de empresas de distribuição e processamento de carne na Europa e na Ásia, com objetivo de reduzir custos. Segundo o diretor de relações com investidores, Jerry O´Callaghan, as compras estão nos planos de crescimento para os próximos cinco anos.
18 de dezembro de 2009

Atacado – 18/12/09

Cotações do atacado de carne bovina, de acordo com o Boletim Intercarnes.
18 de dezembro de 2009

Consolidação dos frigoríficos deve continuar em 2010

A concentração do setor de carnes no Brasil, que marcou este ano, deve continuar em 2010 mas o ritmo de fusões e aquisições deve ser mais lento. Foram grandes negócios - uns já esperados, outros nem tanto. Agora, a expectativa é de que, no próximo ano, o destino de algumas empresas - parte em recuperação judicial - se defina.
18 de dezembro de 2009

Uruguai busca ampliar rastreabilidade bovina

Os bovinos uruguaios que estão identificados, mas não contam com rastreabilidade ou a perderam por algum motivo, poderão ser exportados, inclusive para a União Europeia (UE), mas não dentro da cota Hilton, segundo confirmou o vice-presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Fernando Pérez Abella, após a Junta Diretora do instituto ter recebido um detalhado informe oficial.
18 de dezembro de 2009

Abrafrigo critica nova estratégia de vendas da JBS

A agressiva estratégia de compra de boi e de venda de carne de porta em porta que o Grupo JBS/Friboi relançou no país no segundo semestre deste ano, com dinheiro do povo, tem por objetivo a submissão dos pecuaristas e reduzir a concorrência nas vendas de carnes, prejudicando milhares de empregos nos açougues e pequenos frigoríficos municipais. O alerta é da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).