24 de maio de 2011

Impactos da mídia sobre bem-estar animal x demanda de carnes

Este mês optamos por discutir o trabalho "Impacts of Animal Well-Being and Welfare Media on Meat Demand", realizado por dois pesquisadores norte-americanos e publicado no final de 2010 no periódico "Journal of Agricultural Economics". O objetivo da pesquisa foi averiguar como as informações sobre bem-estar animal (BEA) fornecidas pela imprensa impactam a demanda por determinadas carnes nos Estados Unidos. A pesquisa foi motivada pelo rápido crescimento das preocupações com o bem-estar dos animais de criação, associado à pressão da imprensa sobre o assunto. Muitos estudos vêm considerando a atenção da mídia como fator influenciador de demandas, o que parece bastante apropriado já que a maior parte dos consumidores recebe muitas informações sobre a produção de alimentos através dos jornais e televisão.
17 de maio de 2011

MLA lança iniciativa “Together with Japan”

A indústria de carne bovina da Austrália está convidando as pessoas para participar da iniciativa "Together with Japan" (Juntos com o Japão), para apoiar os produtores de carne bovina do país asiático em sua recuperação. A iniciativa será lançada pelo Meat and Livestock Australia (MLA) em um brunch de churrasco no dia 14 de maio em Sydney.
9 de maio de 2011

EUA: administração de Obama renova foco em exportações de carne à Coreia do Sul

Fundos adicionais foram separados para apoiar as exportações de carne bovina dos Estados Unidos à Coreia do Sul e as negociações poderão ajudar a preparar o caminho para um acesso maior. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) destinou US$ 1 milhão adicionais à Federação de Exportações de Carnes (USMEF), que serão usados para aumentar os esforços de promoção da carne no mercado sul-coreano. Os novos fundos fazem parte do Programa de Acesso a Mercados do ano fiscal de 2011.
6 de maio de 2011

EUA: indústria faz campanha para esclarecer mitos sobre carnes

O Instituto Americano de Carnes e a Associação Americana de Ciência da Carne (AMI e AMSA, siglas em inglês), lançaram a campanha "Meat MythCrushers" para re-conectar os norte-americanos à produção moderna de alimentos e para "quebrar" ("crush") os mitos sobre carne bovina, suína e de aves.
4 de maio de 2011

Austrália dá continuidade à campanha de promoção para crianças na Coreia

A Meat and Livestock Australia (MLA) Coreia, dando continuidade à campanha "Kids Love Beef", organizou um piquenique na escola de ensino fundamental estrangeira de Seul, Dulwich College.
29 de abril de 2011

Indústria australiana aproveita casamento real para promover carne

O Meat and Livestock Australia (MLA) está aproveitando todo o alarde que está sendo feito sobre o casamento real britânico, entre o príncipe William e Kate Middleton, que foi realizado hoje (29/04), para colocar no ar sua bem sucedida campanha de promoção da carne, que conta com um comercial de TV chamado Beef Wedding (retratando um casamento) na semana do evento.
20 de abril de 2011

EUA seguem promovendo ações de marketing no Japão

Apesar da presença de abalos sísmicos secundários e de milhares de pessoas deslocadas, o escritório da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF) do Japão continua com a vasta maioria de seus programas no terceiro maior mercado de carne bovina do país.
14 de abril de 2011

Austrália: indústria de carnes vermelhas apoia o Japão

A indústria de carnes vermelhas da Austrália lançou várias atividades em suporte ao Japão desde que o país sofreu seu "desastre triplo" - terremoto, tsunami e crise nuclear -, que levou a danos de mais de 5% das terras agrícolas em três municípios afetados. "O Meat and Livestock Australia (MLA), com o embaixador da Aussie Beef (carne bovina australiana), Ken Tanaka, e uma organização local sem fins lucrativos, organizou distribuição de sopas na semana passada na área no norte afetada pelo desastre, onde mais de 160.000 pessoas estão em acomodações temporárias", disse a gerente regional do MLA no Japão, Melanie Brock.
30 de março de 2011

Uruguai aposta na valorização da carne bovina

A cadeia de carnes do Uruguai fechará 2011 exportando um volume de carne bovina similar ao registrado em 2010 - cerca de 370.000 toneladas -, mas por um valor pelo menos 20% maior, segundo o Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC). "Uma vez que o Uruguai esteja posicionado internacionalmente e com um valor interessante pela tonelada de carne exportada, o que falta é o caminho para agregar mais valor e nisso estamos ainda no início. Se queremos posicionar o Uruguai como um país de elite quanto às exportações de carne e obter valores mais altos, incessantemente se deve ir diretamente aos nichos de maior valor e, aí, entram os produtos em porções", destinados a restaurantes de elite, cruzeiros e hotéis de mais alto nível.
28 de março de 2011

O paradoxo da origem

Você usa a mesma matéria prima do seu concorrente importado, observa o mesmo controle de qualidade, tem as mesmas máquinas em sua fábrica e mão de obra com qualificação impecável. Seu preço, no entanto, é bem inferior ao praticado lá fora. E por que? Porque seu produto ostenta uma etiqueta Made in Brazil. Para determinados produtos o local de origem tem um peso muito maior do que sua qualidade inerente. A nacionalidade é a própria virtude, seja pela histórica ligação com o desenvolvimento e aprimoramento de processos produtivos, pelo pioneirismo em adotar tecnologias específicas, ou mesmo pela tradição que atravessa gerações.
24 de março de 2011

ABPO faz degustação de carne orgânica do Pantanal na Itália

Com apoio do governo de Mato Grosso do Sul, a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) em parceria com o WWF realiza na próxima quinta-feira (24) uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant'Angelo, região de Abruzzo, na Itália.
23 de março de 2011

Austrália: campanha de marketing está tendo bons resultados

Os resultados iniciais da campanha de marketing da carne bovina lançada em outubro passado pelo Meat and Livestock Australia (MLA) com um investimento de A$ 5 milhões (US$ 5,01 milhões) - chamada "Nothing beats Beef" ("nada supera a carne bovina") - indicam que a campanha está construindo de forma bem sucedida as bases para reviver as ligações emocionais entre os australianos e a carne bovina, disse o gerente geral de marketing do MLA, Glen Feist.